Filho do ex-presidente equatoriano Abdalá Bucaram é preso na Colômbia
27 de setembro de 2020
Autoridades colombianas prenderam na sexta-feira o filho do ex-presidente equatoriano Abdalá Bucaram que estava foragido da justiça, segundo fontes oficiais dos dois países.
“Hoje, o equatoriano Jacobo Abdalá Bucaram foi posto à disposição da justiça […] depois das verificações foi apurado que ele era irregular na Colômbia além de ter requerimentos judiciais em seu país”, diz a nota.
O Ministério do Governo do Equador confirmou a prisão de Bucaram em um tweet no qual também foi compartilhado uma cópia da ordem de expulsão.
De acordo com o despacho, o filho do ex-presidente "não poderá entrar em território colombiano por 10 anos" e anunciou que será colocado à disposição das autoridades equatorianas nas próximas horas.
Bucaram é procurado pela justiça equatoriana acusado de tráfico de mercadorias. Seu pai, Abdalá Bucaram, que governou o país de 10 de agosto de 1996 a 6 de fevereiro de 1997, foi destituído do cargo por decisão do Congresso que alegava que o presidente tinha "incapacidade mental para governar".
Posteriormente, ele recebeu asilo no Panamá e depois de 20 anos, em 2017, voltou ao país conforme as acusações de peculato contra ele prescreviam. No entanto, no mês passado, foi preso em conexão com o assassinato do cidadão israelense Shy Dahan.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Detienen en Colombia al hijo de exmandatario ecuatoriano Abdalá Bucaram— Voz da América, 26 de setembro de 2020
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|