Farc entregam oito reféns à Cruz Vermelha na Colômbia

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

24 de julho de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) libertaram oito reféns mantidos em cativeiro desde a semana passada. A guerrilha entregou os seqüestrados a membros do Comitê Internacional da Cruz Vermelha na Colômbia. As informações são da agência argentina Télam.

Em comunicado, a Cruz Vermelha informou que os ex-reféns foram colocados em liberdade ontem (23) na zona rural de Vigía del Fuerte, próximo aos departamentos de Antioquia e de Chocó.

Eles faziam parte de um grupo de 18 pessoas que passavam pelo Rio Atrato em uma embarcação que partiu de Turbo, na Antioquia, e tinha como destino Quibdó, capital de Chocó. Dez passageiros foram seqüestrados por guerrilheiros das Farc no momento em que a embarcação parou na aldeia de Palo Blanco.

“A operação foi possível graças ao diálogo confidencial e discreto entre as partes e por meio de ação humanitária, neutra e independente da Cruz Vermelha”, informa o comunicado, que esclarece ainda que a libertação dos seqüestrados se deu logo que a solicitação das Farc chegou ao organismo internacional.

A Cruz Vermelha reiterou sua disponibilidade em apoiar a busca de mecanismos que tornem possível a libertação dos demais reféns em poder de grupos armados.

Fontes