Fabricante chinês de balões diz que “não tem nada a ver com balões derrubados pelos EUA”

Fonte: Wikinotícias

25 de fevereiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Zhuzhou Rubber Research and Design Institute, um fabricante chinês de balões meteorológicos, disse que não tem nenhuma ligação com o balão abatido pelos Estados Unidos no início deste mês e não é uma empresa militar.

O instituto, que faz parte da empresa estatal China Chemical Industry, explicou que "fabrica principalmente balões sonoros feitos de látex natural em conformidade com todas as leis e regulamentos aplicáveis".

Em um comunicado publicado no site da China Chemical Industry, a empresa disse: "Nossos produtos são usados ​​para previsões meteorológicas diárias pelo Serviço Nacional de Meteorologia e não têm nada a ver com o chamado incidente do balão americano".

Um balão suspeito de ter sido lançado pela China para reconhecimento pairou sobre os Estados Unidos e o Canadá por uma semana antes de ser abatido na costa do Atlântico por ordem do presidente Joe Biden.

No entanto, o governo chinês negou que o balão fosse um balão espião.

A China condenou a resposta dos EUA ao balão como "nervosa" e "irracional" em violação dos padrões internacionais.

O regulador de empresas estatais da China disse em um comunicado no ano passado que a produção de balões meteorológicos na China é dominada por essa empresa, que produz 75% dos balões de alta altitude usados ​​pelas autoridades meteorológicas da China.

Fontes