FMI diz que crescimento econômico da China deve reduzir nos próximos cinco anos
3 de fevereiro de 2024
O Fundo Monetário Internacional (FMI) previu no dia 2 que o crescimento econômico da China continuará a abrandar durante alguns anos.
No seu relatório anual sobre a China, o FMI previu que a taxa de crescimento econômico desacelerará para 4,6% este ano e cairá para cerca de 3,5% em 2028.
O FMI afirmou num relatório que a economia da China teve uma recuperação dinâmica em 2023, após o fim da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
A explicação é que o produto interno bruto (PIB) real registou um crescimento de 5,4% no ano passado, alcançando um crescimento em linha com a meta do governo, graças ao estímulo da procura interna liderado pelo setor privado e à flexibilização adicional da política monetária.
No entanto, o FMI previu que o crescimento econômico permanecerá lento durante algum tempo devido ao choque causado pela recessão no setor imobiliário e ao aumento da carga sobre as finanças públicas dos governos locais.
Todos os anos, o FMI publica um relatório de recomendações políticas baseado na análise da situação econômica dos países membros.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((ko)) IMF, 중국 경제성장률 향후 5년 간 둔화세 전망 — Voz da América, 03 de fevereiro de 2024