FMI aprova novo desembolso financeiro para Angola

Fonte: Wikinotícias

12 de janeiro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Sede em Washington
Sede em Washington
Estados membros do FMI
Estados membros do Fundo Monetário Internacional
Estados membros do Fundo Monetário Internacional

O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu na segunda-feira, 11, a quarta revisão do programa económico de Angola, que permite um desembolso imediato de aproximadamente 487,5 milhões de dólares.

Com este novo desembolso, o FMI disponibiliza pouco mais de 3.000 milhões de dólares, de um total de 3.700 milhões de dólares, no âmbito do acordo aprovado pelo Conselho Executivo de 7 de Dezembro de 2018.

Em nota, o FMI lembra que o acordo visa restaurar a sustentabilidade externa e fiscal, melhorar a governação e diversificar a economia para promover o crescimento económico sustentável liderado pelo sector privado.

No momento da terceira revisão, o Conselho Executivo também aprovou o pedido do Governo de um valor de 765 milhões de dólares para apoiar os esforços desenvolvidos para mitigar o impacto da COVID-19 e sustentar a estrutura da implementação da reforma.

Acertos e recomendações[editar | editar código-fonte]

“A natureza multifacetada do choque da Covid-19 continua a ter um impacto negativo na economia e na população”, reconhece a nota, citando que “a produção e os preços do petróleo continuam fracos, e a saúde e os preços sociais do impacto da pandemia continuam a ser sentidos”.

O FMI considera que o Governo tem mantido uma “política robusta par responder a esses desafios e permanecer firmemente comprometido com o programa”.

O órgão assegura que o Executivo conseguiu um ajuste fiscal prudente em 2020, que incluiu ganhos de receitas não petrolíferas e contenção de gastos não essenciais, preservando gastos essenciais com saúde e redes de segurança social.

“A aprovação do orçamento de 2021 em Dezembro consolida esses ganhos e as autoridades também permitiram que o câmbio funcionasse como amortecedor e começou a implementar uma mudança gradual em direção ao aperto monetário para enfrentar o aumento de preços”, sublinha o Conselho Executivo do Fundo.

A vice-presidente do Conselho Executivo e director de Departamento para África, Antoinette Sayeh, reconheceu, segundo a nota, os esforços do Governo, mas sublinhou que “a estabilização das finanças públicas continua a ser a pedra angular da estratégia das autoridades.

O Executivo, segundo Sayeh, tem de efectivar um “maior aperto gradual para reduzir a inflação” e reconhece que “esforços estão em andamento para desenvolver um sistema liberalizado de mercado de câmbio”.

“O progresso contínuo nas reformas do sector financeiro é fundamental, especialmente a conclusão da reestruturação dos dois bancos públicos em dificuldades”, aponta Antoinette Sayeh, quem insta o Governo a “manter o ímpeto de outras reformas estruturais que apoiem um crescimento diversificado mais forte, melhorar a governança e combater a corrupção”.

Fontes[editar | editar código-fonte]