FMI e Ucrânia realizam acordo de US$ 15,6 bilhões

Fonte: Wikinotícias

22 de março de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Sede em Washington
Sede em Washington
Estados membros do FMI
Estados membros do Fundo Monetário Internacional
Estados membros do Fundo Monetário Internacional

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que chegou a um acordo com a Ucrânia para fornecer US$ 15,6 bilhões em financiamento nos próximos quatro anos.

O representante do FMI disse em um comunicado no dia 21: "O principal objetivo deste programa é manter a estabilidade econômica e fiscal da Ucrânia e restaurar a sustentabilidade da dívida em um clima particularmente alto de incerteza".

“Embora persistam os ventos contrários, incluindo o risco de uma nova escalada do conflito, espera-se uma recuperação gradual nos próximos trimestres, à medida que a infraestrutura crítica se recupera de graves danos”, disse ele.

O FMI disse que espera ajudar a arrecadar fundos em larga escala de doadores e parceiros internacionais, sem divulgar detalhes do acordo.

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, saudou o acordo e disse: "É fundamental um programa ambicioso e bem condicionado para apoiar os esforços de reforma da Ucrânia".

Se o plano de apoio for finalmente aprovado, será o maior empréstimo já aprovado pelo FMI a um país envolvido no conflito, informou a Reuters.

Fontes