FHC defende privatizações e diz que não é contra a venda da Petrobras
São Paulo, Brasil • 17 de outubro de 2006
Nesta terça-feira, o ex-presidente da República do PSDB Fernando Henrique Cardoso fez um comentário polêmico na discussão sobre as privatizações, tema que gera um certo debates entre tucanos e petistas neste segundo turno das eleições do Brasil.
Em uma entrevista cedida à Rádio CBN, FHC defendeu o resultado das privatizações em seu governo e disse não ser contra a privatização da Petrobras. Fernando Henrique afirmou que "ninguém vai privatizar" a gigante estatal do petróleo, mas em seguida deixou escapar a frase "não sou contra a privatização da Petrobras".
"A Petrobras tem que ser outra coisa. Uma empresa pública, e não o que está sendo, usada para fins políticos. O Banco do Brasil tem de ser uma empresa pública, não para ser usado no Valerioduto. Você tem aí empresas que devem ser do governo, mas não devem ser usadas por um partido. E empresas que não têm sentido estarem no governo, que devem ser privatizadas", comentou o ex-presidente na entrevista.
"Agora, está havendo uma discussão arcaica: se deve haver privatização ou não. É claro que já houve privatização, taí, funcionou. Em outros setores, não pode haver privatização. Isso depende de circunstâncias", ele comentou.
Fontes
- Elizabeth Lopes. FHC diz que não é contra privatização da Petrobras [inativa] — Estadão, 17 de outubro de 2006. Página visitada em 17 de outubro de 2006
. Arquivada em 29 de outubro de 2006
- FHC defende privatizações e diz que não é contra venda da Petrobras — Folha Online, 17 de outubro de 2006