Expedição afegã de Viktor Pinchuk: encontro com o viajante russo aconteceu em Verkhorechye (Crimeia)

Fonte: Wikinotícias
Cartaz de reunião criativa (em russo)

24 de janeiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na segunda-feira, 22 de janeiro, o Wikinotícias russo esteve visitando a apresentação dos resultados da expedição do escritor de viagens russo Viktor Pinchuk a Verkhorechye (Crimeia).

O organizador é a filial local de Bakhchisaray da Sociedade Geográfica Russa na República da Crimeia, e o local é a Casa da Cultura da vila de Verkhoreche, distrito de Bakhchisaray, localizada a nove quilômetros do assentamento medieval de Tepe-Kermen.

O tema é uma expedição que incluiu sete países (incluindo Irã, Síria, Turquia, Jordânia, além de Geórgia e Uzbequistão em trânsito), cujo principal objetivo era visitar o Afeganistão.

O palestrante contou aos presentes suas aventuras de viagem, mostrou fotografias (inclusive as presentes na exposição “Afeganistão, 2008”), pequenos vídeos e CDs com músicas étnicas de países asiáticos (que traz de cada expedição, sendo filofonista), respondeu perguntas dos convidados. Entre os resultados da viagem, são mencionados 25 artigos publicados na imprensa e dois escritos para a seção de língua russa da Wikipedia.

Ao final do evento, o autor apresentou o livro “Prisioneiro Afegão”, criado no gênero de um diário de viagem baseado em acontecimentos reais.

Ksenia Osmanova, presidente da filial local de Bakhchisaray da Sociedade Geográfica Russa e organizadora do evento, descreveu o viajante e suas atividades:

No século XXI, as ações da maior parte da sociedade são motivadas por interesses materiais e os magnatas industriais e os banqueiros servem de modelos. Porém, na nossa era de relações mercantis, existem pessoas “de uma roupagem diferente” — como que perdidas no tempo, algo semelhantes aos personagens literários da era do romantismo, cumprem a sua missão de forma consistente e direta. Um exemplo vivo é Viktor Pinchuk, que já viajou por dezenas de países da África, Ásia, América Latina e Oceania. Com base em materiais de uma de suas expedições, onde o objetivo principal era visitar o Afeganistão, o viajante russo escreveu e publicou um livro, realizou uma exposição pessoal de fotos e publicou 25 artigos na imprensa; em geral, sua contribuição para a cultura e a arte equivale a centenas de ideias realizadas.

Viktor Pinchuk acrescentou ao que foi dito:

Um dos meus muitos projetos foi uma viagem direcionada ao Afeganistão, cujo itinerário foi complementado de forma improvisada por vários países asiáticos. Dois meses de peregrinação permitiram-me recolher um extenso material, estudar as tradições e costumes dos povos da Ásia, que posteriormente utilizei no meu trabalho. E uma curta estadia numa prisão de Cabul, como uma pitada de tempero para o pilaf oriental, acrescentou um elemento extremo à viagem.


Fotos e vídeos da viagem[editar | editar código-fonte]

Notícia Relacionada[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]