Ex-presidente peruano Toledo se entrega às autoridades dos EUA

Fonte: Wikinotícias

22 de abril de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ex-presidente peruano Alejandro Toledo se entregou às autoridades dos EUA na sexta-feira, um dia depois que sua tentativa de bloquear sua extradição para o Peru foi negada.

Toledo, que foi presidente entre 2001 e 2006, é procurado sob a acusação de ter recebido mais de US$ 25 milhões da construtora brasileira Odebrecht em troca de ajuda na obtenção de contratos de obras públicas.

Os promotores estão buscando uma sentença de 20 anos de prisão. Um juiz federal em Washington negou na quinta-feira o pedido de Toledo para bloquear sua extradição.

A advogada da Lava Jato, Silvana Carrión, confirmou ao Canal N peruano que a Justiça dos Estados Unidos informou a seus homólogos no Peru que mantinham Toledo sob custódia.

Carrión também informou que nos próximos dias será conhecida a data exata em que o ex-presidente será extraditado para o Peru, embora tenha indicado que o ex-presidente viajará em um voo comercial e deve chegar a solo peruano "em cerca de dois ou três dias".

Toledo nega ter solicitado ou recebido subornos e não foi acusado criminalmente nos EUA. Em entrevista à agência espanhola EFE na quinta-feira, ele insistiu que "nunca" recebeu "nem um único dólar ilícito".

"Peço à justiça peruana que não me mate na prisão, deixe-me lutar com argumentos", disse o ex-presidente Toledo.

O ex-presidente foi preso nos Estados Unidos em julho de 2019 após um pedido formal do Peru para sua extradição, mas foi libertado sob fiança em 2020 e até agora permanece morando na Califórnia.

Fontes