Ex-prefeito de Porto Rico condenado a três anos de prisão por suborno
23 de agosto de 2023
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O ex-prefeito do município de Humacao, em Porto Rico, Reinaldo Vargas Rodríguez, foi condenado a três anos e um mês de prisão por receber pagamentos em dinheiro em troca da concessão de contratos a dois empresários, informou terça-feira o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
Vargas, 49 anos, foi considerado culpado de aceitar pelo menos US$ 27 mil em dinheiro, de janeiro a julho de 2021, de dois empresários, a cujas empresas adjudicou contratos municipais para serviços de remoção de resíduos, serviços de asfaltamento e pavimentação e remoção de entulhos, entre outros.
O caso, investigado pelo escritório local do Federal Bureau of Investigation (FBI) em Porto Rico, faz parte dos esforços para “combater a corrupção pública dos funcionários municipais” na ilha caribenha, diz o comunicado do Ministério da Justiça.
Os tribunais dos EUA também condenaram recentemente outros antigos funcionários públicos e empreiteiros em Porto Rico por solicitarem e aceitarem subornos relacionados com contratos municipais.
Em julho de 2022, outro ex-prefeito, desta vez do município porto-riquenho de Guayama, Eduardo Cintrón Suárez, foi condenado a 30 meses de prisão por também aceitar subornos em troca de contratos municipais e aprovar pagamentos a uma empresa de reparação e pavimentação de ruas.
Um mês depois, a ex-governadora de Porto Rico, Wanda Vázquez, foi presa sob acusações de corrupção, a primeira vez que um ex-governante da ilha deve responder num julgamento federal.
Fontes
- ((es)) Redação. Exalcalde de localidad en Puerto Rico sentenciado a tres años de cárcel por soborno — Voz da América, 23 de agosto de 2023
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. |