Ex-jornalistas da Vedomosti lançam seu próprio jornal

Fonte: Wikinotícias

27 de julho de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Ex-funcionários do jornal russo Vedomosti, que deixaram a publicação em protesto contra a nomeação de Andrey Shmarov como editor-chefe, anunciaram o lançamento de um novo meio de comunicação chamado VTimes.

Note-se que o projeto se concentrará nos tópicos abordados pelo Vedomosti e também incluirá novos: saúde, ecologia, consumo responsável e entre outros.

“A recusa dos novos líderes da Vedomosti dos princípios do jornalismo de alta qualidade nos forçou a deixar a publicação em que trabalhamos por muitos anos. No entanto, estamos confiantes de que a Rússia precisa de fontes de informação independentes mais confiáveis ​​do que nunca, precisa de plataformas para uma troca livre de opiniões e com experiência profissional”, observaram os jornalistas.

De acordo com o plano, o novo projeto começará a funcionar no outono. Derk Sauer, fundador da Vedomosti, será consultor do novo projeto.

Andrey Shmarov é o editor-chefe interino da Vedomosti desde o final de março de 2020 e, em meados de junho, ele foi aprovado para o posto. Ao mesmo tempo, o jornal informou que todos os 5 vice-editores-chefes haviam renunciado em protesto.

A organização internacional de direitos humanos Repórteres Sem Fronteiras expressou preocupação com a situação, instando as autoridades russas a não interferir na política editorial da Vedomosti.

Fontes