Ex-governador de Veracruz, Javier Duarte, é extraditado para o México
20 de julho de 2017
O ex-governador de Veracruz, um estado na costa do México, Javier Duarte, de nacionalidade mexicana, acusado de ter várias centenas de milhões de dólares. Duarte deixou seu posto em 2016 e desde então, desapareceu. Em outubro do ano passado, México apresentou mandado de prisão por causa de "desfalque e seu envolvimento com o crime organizado". Além disso, a organização da polícia internacional Interpol, incluiu o criminoso na lista de procurados.
Após um intervalo de seis meses fugindo da polícia, Duarte foi preso em abril em um hotel de luxo na cidade na guatemalteca de Panajachel. Na mesma noite, o México fez um pedido de extradição para de volta ao seu país. Um repórter da Agence France-Presse (AFP) disse que Duarte foi levado em uma base aérea militar do Exército guatemalteco na segunda-feira.
Durante seu mandato como governador de 2010-2016, o Estado de Veracruz tem se tornado em uma região perigosa. Há vários anos, os cartéis de drogas do México lutam contra os militares, para ganharem influência no lucrativo negócio das drogas. Eles são extremamente brutais e muitas pessoas já morreram.
Duarte não é o único governador que tem que responder perante ao Tribunal. Outros cinco ex-governadores do México são acusados de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude e conexão com as organizações criminosas.
Fontes
- ((de)) Guatemala liefert festgenommenen Ex-Gouverneur nach Mexiko aus — Yahoo News, 17 de julho de 2017
- ((de)) Guatemala liefert festgenommenen Ex-Gouverneur nach Mexiko aus — Donaukurier, 17 de julho de 2017
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Ehemaliger Gouverneur nach Mexiko ausgeliefert", proveniente de Wikinotícias em Alemão em sua versão de 21 de julho de 2017. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |