Ex-chefe de segurança venezuelano é convocado para julgamento nos EUA
14 de outubro de 2022
O sistema de justiça dos Estados Unidos emitiu uma intimação para comparecer ao tribunal nesta sexta-feira, Adrián Velásquez Figueroa, que atuou como chefe dos serviços de segurança do falecido presidente venezuelano Hugo Chávez, cuja extradição da Espanha foi aprovada no final do ano passado.
Documentos emitidos pelo tribunal do Distrito Sul da Flórida indicam que Velásquez deve comparecer no dia 14 de outubro a uma audiência na qual será acusado "por crimes relacionados à lavagem de instrumentos monetários e lavagem de dinheiro".
A justiça espanhola aprovou a extradição de Velázquez em novembro de 2021.
Embora a intimação sugira que o réu já esteja em solo norte-americano, o Departamento de Justiça não confirmou a extradição.
As acusações contra Velásquez estão relacionadas às de Raúl Gorrín, proprietário do canal de televisão privado Globovisión, e Claudia Díaz Guillén, esposa de Velásquez e ex-tesoureira venezuelana entre 2011 e 2013.
Días Guillén foi extraditado em maio passado da Espanha para os EUA e a procuradoria obteve aprovação para que a mulher não fosse libertada sob fiança devido ao "risco de fuga".
Fontes
- ((es)) Venezolano ex jefe de seguridad de Chávez, citado a juicio en EEUU — Voz da América, 14 de outubro de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |