Ex-chefe da espionagem venezuelana deixa Espanha em processo de extradição

Fonte: Wikinotícias

20 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ex-chefe da inteligência militar venezuelana Hugo Carvajal, procurado pelos Estados Unidos por acusações de tráfico de drogas, deixou a Espanha sob uma ordem de extradição do Supremo Tribunal, disse uma fonte judicial à Reuters na quarta-feira.

A fonte não deu mais detalhes.

Na terça-feira, o tribunal ordenou que a agência global de polícia, Interpol, extraditasse imediatamente Carvajal, depois que o Tribunal Europeu de Direitos Humanos negou na semana passada uma tentativa de evitar seu envio aos Estados Unidos.

Carvajal, que foi os olhos e ouvidos do falecido presidente Hugo Chávez nas forças armadas da Venezuela por mais de uma década, estava sob custódia espanhola desde que foi preso em Madri em setembro de 2021 .

Em 2020, os Estados Unidos acusaram Carvajal de tráfico de drogas e mais de uma dúzia de outras autoridades venezuelanas de alto escalão, incluindo o presidente Nicolás Maduro.

Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, disse esperar que os Estados Unidos entreguem Carvajal ao governo de Caracas.

Notícia relacionada

Fontes