Ex-assessor de Trump considerado culpado por desacato

Fonte: Wikinotícias

9 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ex-conselheiro comercial Peter Navarro foi considerado culpado de desacato ao Congresso por não cumprir uma intimação que investigou o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA.

Navarro recusou-se a testemunhar ou fornecer documentos ao painel da Câmara que investigou o ataque, levando um júri de 12 membros a considerá-lo culpado por duas acusações de desacato.

Ambas as acusações são puníveis com até um ano de prisão. Uma audiência de sentença está marcada para 12 de janeiro de 2024.

O veredicto veio após um dia de julgamento de Navarro, durante o qual a defesa não apresentou nenhuma prova nem convocou testemunhas.

Antes do julgamento, Navarro disse que não precisava cumprir a ordem da comissão porque o então presidente Donald Trump invocou o privilégio executivo.

O juiz distrital dos EUA, Amit Mehta, decidiu que Navarro não poderia usar o privilégio executivo porque o ex-conselheiro comercial não apresentou evidências de que Trump o invocou formalmente.

Navarro vai recorrer da condenação.

“Peter Navarro tomou uma decisão”, disse a procuradora assistente dos EUA, Elizabeth Aloi, em seu argumento final na quinta-feira. “Ele optou por não cumprir uma intimação do Congresso. Nosso governo só funciona quando as pessoas seguem as regras. E só funciona se eles forem responsabilizados quando não o fazem.”

Navarro é o segundo ex-assessor do ex-presidente condenado por desafiar as ordens do comitê de 6 de janeiro. Steve Bannon foi condenado no ano passado por duas acusações de desacato e seu caso está em recurso.

Fontes