Exército iraquiano domina Kirkuk

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

16 de outubro de 2017

Grupos do exército do governo iraquiano voltaram a dominar a cidade de Kirkuk dos curdos Peshmerga. A ofensiva prosseguiu sem muita resistência. Na noite passada, o exército iraquiano ainda estava a cargo dos campos petrolíferos em torno da cidade, incluindo a sede do North Oil.

Os curdos, no entanto, consideram a ofensiva como uma declaração de guerra do lado iraquiano. "Pedimos a todos os Peshmerga e cidadãos corajosos para resistir aos atacantes e vencê-los", afirmou uma declaração do exército curdo. Também é considerada uma retaliação iraquiana pelo referendo de independência curdo algumas semanas atrás.

Kirkuk estava em mãos curdas desde o junho de 2014. Os curdos se beneficiaram do fato de que o exército iraquiano ter fugido do Estado Islâmico, que estava em um rápido avanço.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati