Europa: Agnes e Aline serão os nomes das primeiras tempestades da temporada de 2023-24

Fonte: Wikinotícias

4 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 


As primeiras tempestades de vento e chuva intensos na Europa durante a temporada 2023-24 se chamarão Agnes e Aline. O nome Agnes foi escolhido conjuntamente pelo serviços meteorológicos oficiais do grupo dos países do Noroeste - Reino Unido, Irlanda e Países Baixos - enquanto Aline foi o eleito pelos países do Sudoeste - França, Espanha, Portugal e Bélgica.

Tempestades são nomeadas na Europa sempre que levem à emissão de alertas de nível laranja ou vermelho, ou, segundo o Met Office, "quando forem consideradas como tendo potencial para causar impactos 'médios' ou 'altos'".

A temporada anterior

No Noroeste duas tempestades receberam nomes na temporada 2022/23, Antoni e Betty. No entanto, o grupo também adotou os nomes Otto e Noa, tempestades que foram nomeadas, respectivamente, pelo DMI da Dinamarca e pelo Météo France, já que os sistemas meteorológicos tiveram impactos também no Reino Unido.

Já no Sudoeste dezesseis (16) tempestades foram nomeadas, sendo Armand a primeira (nomeada pelo IPMA - Instituto Meteorológico Português do Mar e da Atmosfera no dia 19 de outubro de 2022) e Patrícia a última (nomeada pelo Météo France em 2 de agosto de 2023). Da lista de 21 nomes, apenas 5 não foram usados.

Curiosidades

Na temporada de 2023-24, as agências meteorológicas do Noroeste (Met Office, Met Éireann e KNMI) incluíram nomes de pessoas "que trabalham para manter as pessoas seguras em tempos de mau tempo". Estes nomes são Ciarán, Debi, Jocelyn, Minnie, Regina e Stuart.

Também houve uma outra mudança, na alternância de nomes masculinos e femininos. "Este ano é a primeira vez que a lista rompe com a tradicional ordenação de nomes masculino/feminino para permitir a inclusão de alguns dos nomes submetidos mais populares", comunicou o Met Office britânico também.

O Noroeste teve na temporada de 2022-23 apenas quatro tempestades nomeadas, o menor número desde o início do projeto de nomeação, em 2015.

Referências

Fontes