Estudo vai analisar alimentação e nutrição de crianças no Brasil

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

18 de março de 2019

Hoje (18), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inicia um estudo sobre a alimentação e nutrição infantil (Enani). A pesquisa, apoiada pelo Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pretende coletar informações de crianças com cinco anos ou menos.

Os dados serão compilados até dezembro e serão divulgados em fevereiro de 2020. A pesquisa vai abranger 123 cidades de todas as regiões do Brasil, algo inédito no país.

Possui o intuito de incluir 15 mil residências, o estimado a 17 mil crianças menores de cinco anos. Os resultados do “censo de nutrição infantil” proporcionarão ao Ministério da Saúde criar políticas públicas para crianças dessa faixa etária.

A primeira vai poder identificar crianças com deficiências de vitaminas e minerais. “Esse é o primeiro aspecto inédito do estudo. A gente vai medir sangue de crianças entre seis e 59 meses e vamos dosar uma série de marcadores que jamais foram estudados no Brasil com essa magnitude. [...] Tem crescido muito esse excesso de peso e a obesidade, que é um grau mais elevado. É um estudo bastante complexo e completo, que a gente está planejando há um ano e meio”, disse Gilberto Kac, do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Fonte

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com