Estudo vai analisar alimentação e nutrição de crianças no Brasil
18 de março de 2019
Hoje (18), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inicia um estudo sobre a alimentação e nutrição infantil (Enani). A pesquisa, apoiada pelo Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pretende coletar informações de crianças com cinco anos ou menos.
Os dados serão compilados até dezembro e serão divulgados em fevereiro de 2020. A pesquisa vai abranger 123 cidades de todas as regiões do Brasil, algo inédito no país.
Possui o intuito de incluir 15 mil residências, o estimado a 17 mil crianças menores de cinco anos. Os resultados do “censo de nutrição infantil” proporcionarão ao Ministério da Saúde criar políticas públicas para crianças dessa faixa etária.
A primeira vai poder identificar crianças com deficiências de vitaminas e minerais. “Esse é o primeiro aspecto inédito do estudo. A gente vai medir sangue de crianças entre seis e 59 meses e vamos dosar uma série de marcadores que jamais foram estudados no Brasil com essa magnitude. [...] Tem crescido muito esse excesso de peso e a obesidade, que é um grau mais elevado. É um estudo bastante complexo e completo, que a gente está planejando há um ano e meio”, disse Gilberto Kac, do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fonte
Alana Gandra. Estudo vai analisar alimentação e nutrição de crianças no Brasil— Agência Brasil, 18 de março de 2019, às 6h30min
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|
- Saúde
- Sociedade
- 18 de março de 2019
- Arquivado
- América
- América Latina
- América do Sul
- Brasil
- Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Região Sudeste do Brasil
- Rio de Janeiro
- Niterói
- São Gonçalo
- Duque de Caxias
- Nova Iguaçu
- Espírito Santo
- Serra
- Vitória
- Região Nordeste do Brasil
- Bahia
- Camaçari
- Feira de Santana
- Juazeiro
- Lauro de Freitas
- Salvador
- Simões Filho
- Região Sul do Brasil
- Rio Grande do Sul
- Alvorada
- Canoas
- Caxias do Sul
- Gravataí
- Novo Hamburgo
- Porto Alegre
- Rio Grande
- São Leopoldo
- Sapucaia do Sul
- Viamão
- Instituto de Nutrição Josué de Castro
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro
- Universidade Federal Fluminense