Estudo revela que crianças sabem quando os pais estão mentindo

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

16 de junho de 2014

Estados Unidos — Você mente para seus filhos? Talvez isso não seja uma ideia tão boa quanto parece, porque um estudo realizado pelo Massachusetts Institute of Tecnology (MIT) revela que as crianças sabem identificar quando os adultos mentem para elas. Segundo a pesquisa, ao perceber que a verdade não está sendo inteiramente dita, a criança começa a deduzir sozinha o que está acontecendo.

A realização da pesquisa foi inspirada em um estudo feito em 2011 que também investigava o comportamento dos pequenos em determinadas situações. Neste, quando um professor explicou apenas uma de quatro funções de um brinquedo, os cientistas observaram que as crianças passaram a maior parte do tempo a explorar apenas essa função, quanto as que não receberam qualquer instrução dispuseram-se a explorar todas as funções do brinquedo.

Sendo assim, a ideia dos pesquisadores de Massachusetts era verificar se o comportamento apresentado pelas crianças é semelhante ao ouvirem alguma mentira. Desta vez, meninos e meninas entre seis e sete anos foram orientadas a ignorarem as instruções e descobrirem por si só as funções do brinquedo, e perceberam que as informações dadas eram incompletas. Na próxima fase, o processo foi repetido, mas as crianças já ignoravam as instruções imaginando que estivessem novamente incompletas.

O autor do estudo, Hyowon Gweon, afirma que as mentiras contadas pelos adultos não são benéficas às crianças, pois à confiança nas outras pessoas é desenvolvida exatamente nessa faixa etária. Desta forma, quando o filho percebe que os pais raramente lhe dizem a verdade, há grandes chances de que não confiará neles quando crescer.

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati