Estudo da UE: proteger a Natureza é altamente rentável

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

14 de novembro de 2009

Um estudo lançado pela UE em 2007, e apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) revelou que os custos de protecção da natureza podem ser menores do que os benefícios, sendo dessa forma vantajosos os investimentos na sua protecção. Numa primeira fase, o estudo apontou que a diminuição da diversidade apresenta um custo estimado entre 1350 e 3100 milhões de euros por ano.

Segundo o estudo apresentado por Pavan Sukhdev, economista Indiano, investir milhões para proteger a diversidade da vida animal e vegetal permitirá, a longo prazo, um retorno do investimento cem vezes superior. Segundo o autor, "Reconhecer e pôr um preço nos serviços prestados pela natureza à sociedade deve ser uma prioridade para os responsáveis políticos", e é nesse sentido que o estudo "A economia dos sistemas ecológicos e da biodiversidade" aponta.

Ainda segundo o mesmo estudo, um investimento de cerca de 30 mil milhões de euros por ano no desenvolvimento de áreas protegidas terrestres e marinhas poderá trazer um retorno de benefícios na ordem dos 2,6 a 3,3 mil milhões de euros por ano, durante várias décadas.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati