Estudante Portuguesa vence prémio de pintura da ONU

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

6 de junho de 2009

Lisboa, Portugal

O Ministério do Ambiente português divulgou hoje que a estudante portuguesa Patrícia Jesus Santos, de 14 anos, venceu o prémio europeu do Concurso Internacional de Pintura Infantil das Nações Unidas sobre o meio ambiente, no qual participaram mais de 9500 crianças de 32 paises.

Santos é estudante do 9º ano na Escola Infante D.Pedro, na Figueira da Foz e venceu com um cartaz do girassol simbolizando o planeta e as folhas, as várias fontes de poluição. O girassol apresenta-se doente, de termómetro na boca e com as folhas estragadas por agressões que vão desde a poluição marítima e atmosférica, aos incêndios florestais e indústrias poluentes.

A estudante receberá um prémio de mil dólares (cerca de 700 euros) e uma viagem com acompanhante para a Conferência Internacional de Crianças Tunza, em Daejon, na Coreia do Sul, de 17 a 20 de agosto. A pintura dela, bem como os de outros vencedores, será exibida em exposições no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, que se realiza em Copenhaga, de 7 a 18 de dezembro próximo.

Este concurso anual, na décima oitava edição, é organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), Fundação para a Paz e Ambiente (FGPE) e Grupos Bayer e Nikon.

Fontes