Estados Unidos terão safra de mirtilo silvestre menor este ano

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

27 de agosto de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A safra do tradicional blueberry (mirtilo, em português) silvestre será consideravelmente menor este ano. No estado do Maine, o principal produtor nos Estados Unidos, a quantidade colhida deve chegar a cerca de 25.000 toneladas, a metade do que foi colhido em 2014 e um número muito "pobre", parecido com o de 2018, segundo o professor David Yarborough, especialista em frutas silvestres do Departamento de Horticultura da Universidade do Maine.

Segundo ele para a BBC, "tem a ver com o clima. Tivemos uma série de geadas no início de junho e depois uma estiagem significativa durante todo o verão. Portanto, temos muito menos frutas e as bagas são muito menores. É um desastre".

O blueberry é uma fruta-símbolo dos Estados Unidos, encontrada originalmente nos estados do nordeste do país, particularmente no Maine, onde há ao menos 500 fazendas que colhem a fruta em estado silvestre. New Hampshire e Massachusetts também estão entre os estados que mais colhem a fruta selvagem, enquanto que a produção da fruta cultivada é liderada pelos estados de Washington e Oregon, que em 2019 colheram juntos cerca de 306.000 toneladas.

A diferença entre os mirtilos cultivados e silvestres, segundo os fãs da fruta, está no sabor. Os do tipo silvestre teriam sabor muito mais intenso - e por isto também costumam custar 60% a mais do que os cultivados.

Fonte