Estados Unidos pedem que americanos evitem aeroporto de Cabul, tomado por multidões e caos

Fonte: Wikinotícias

21 de agosto de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos aconselharam neste sábado (21) os americanos no Afeganistão a evitarem ir ao aeroporto de Cabul porque milhares de pessoas tentaram fugir do país depois que o Talibã assumiu o poder.

O alerta foi feito depois que Mullah Baradar, um dos co-fundadores do Talibã, chegou a Cabul para se reunir com outros líderes para formar um novo governo no Afeganistão.

Esta semana, a filmagem mostrou afegãos correndo em direção a um avião C-17 americano e pendurados do lado de fora. Outro vídeo mostrou que, quando um avião militar saiu de Cabul, parecia ser uma pessoa caindo do avião.

Desde então, mais e mais pessoas correram para o aeroporto. Soldados armados do Talibã disseram a qualquer pessoa sem documentos de viagem que voltasse para casa. De acordo com oficiais da OTAN e do Talibã, pelo menos 12 pessoas foram mortas no aeroporto ou nos arredores.

Por causa das potenciais ameaças de segurança no lado de fora do aeroporto de Cabul, estamos aconselhando cidadãos norte-americanos que evitem ir ao aeroporto e que evitem os portões do aeroporto, a menos que você receba instruções individuais de um representante do governo dos EUA para fazê-lo

—alertou a Embaixada dos Estados Unidos.

Fontes