Estados Unidos conquistam a primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno 2022

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

9 de fevereiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Os Estados Unidos garantiram sua primeira medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 na quarta-feira, quando Lindsey Jacobellis venceu a competição feminina de snowboard cross.

Jacobellis, de 36 anos, tem sido a figura dominante na curta história do esporte, mas falhou em sua busca pelo ouro olímpico desde sua estreia nas Olimpíadas de 2006 em Turim, Itália. Ela estava indo para uma certa medalha de ouro nos Jogos de Turim quando escorregou e caiu tentando um movimento chamativo durante um salto na etapa final da corrida, forçando-a a se contentar com a medalha de prata.

Chloe Trespeuch, da França, conquistou a medalha de prata na quarta-feira, enquanto a canadense Meryeta Odine levou para casa o bronze.

A vitória de Jacobellis veio horas depois que a esquiadora norte-americana Mikeala Shiffrin, a esquiadora alpina feminina mais dominante de sua geração, sofreu outro fracasso chocante em sua busca para aumentar sua coleção de medalhas de ouro olímpicas. Shiffrin estava a apenas alguns segundos de sua primeira corrida na competição de slalom feminino quando perdeu um portão e esquiou para fora do percurso, resultando em sua desqualificação, e ficou desanimada e desanimada na lateral do percurso por vários minutos.

Petra Vlhova, da Eslováquia, conquistou a medalha de ouro no slalom feminino, com Katharina Leinsberger da Áustria levando a medalha de prata e Wendy Holdener da Suíça ganhando o bronze.

Também na quarta-feira, o norueguês Birk Ruud, de 21 anos, conquistou a medalha de ouro na competição de big air masculino, com o americano Colby Stevenson levando para casa a medalha de prata, seis anos depois de sofrer lesões graves em um acidente automobilístico fatal, incluindo um crânio fraturado. O sueco Henrik Harlaut conquistou a medalha de bronze.

Os snowboarders americanos Shuan White e Chloe Kim se classificaram para as finais da competição de halfpipe masculino e feminino, respectivamente. White, de 35 anos, três vezes medalhista de ouro, está competindo em sua última Olimpíada de Inverno, enquanto Kim, de 21 anos, busca defender a medalha de ouro que conquistou nas Olimpíadas de 2018 em PyeongChang.

Cinco saltadoras de esqui foram desclassificadas das Olimpíadas de Pequim depois que a Federação Internacional de Esqui (FIS) decidiu que seus trajes eram muito grandes.

A alemã Katharina Althaus, Silje Opseth e Anna Odine Stroem da Noruega, a saltadora japonesa Sara Takanashi e a austríaca Daniela Iraschko-Stolz foram todas desqualificadas para participar do evento inaugural por equipes mistas, que contou com equipes com duas mulheres e dois homens cada.

Althaus denunciou a decisão da FIS, dizendo que "destruiu o salto de esqui feminino".

A Eslovênia ganhou a medalha de ouro no evento, com a equipe do Comitê Olímpico Russo ganhando a prata e o Canadá o surpreendente vencedor da medalha de bronze.

Fonte