Estados Unidos condena à prisão por espionagem a um cientista chinês
Indiana, Estados Unidos • 21 de dezembro de 2011
Esta tarde, um tribunal de justiça dos Estados Unidos condenou a sete anos de prisão um cientista chinês, por espionagem comercial (roubo de secretos confidenciais do governo), especificamente de empresas agricultoras dos Estados Unidos, para mandar-los à China e assim informar o estado econômico(PT-BR) ou económico(PT-PT) do país norte-americano.
Se trata de Huang Kexue, um cientista chinês, que se aceitou as acusações de oferecer informação confidencial das empresas a uns dos investigadores chineses. Kexue assegurou também que a informação entregada aos asiáticos, foi sobre de um pesticida orgânico(PT-BR) ou orgánico(PT-PT) utilizado pelas indústrias agricultoras Dow AgroSciences, de Indiana, e Cargill Inc. de Minnesota.
Agora, o cientista espião chinês se encontra nas mãos da justiça estado-unidense, onde deverá descontar sete anos de prisão; mas as autoridades governamentais dos Estados Unidos mostraram sua preocupação diante este roubo de informação confidencial:
“ | Este roubo poderá afetar nossa economia e igualmente poderia sabotar alguns dos projetos agricultores dos Estados Unidos que contém. | ” |
Robert Kimmitt, Diretor Executivo do Departamento de Tesouro dos Estados Unidos |
Além disso, as autoridades norte-americanas não só haviam mostrado preocupação por este caso, mas por outros que têm sucedido e com que não haviam encontrado o responsável por vazar essa informação.
Fontes
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Estados Unidos condena a prisión por espionaje a un científico chino", proveniente de Wikinotícias em Espanhol em sua versão de 29 de dezembro de 2011. |
- ((es)) Condenan a científico chino por espionaje comercial en los Estados Unidos — BBC Mundo, 21 de dezembro de 2011
Esta página está arquivada e não é mais editável. |