Estação de rádio afegã feminina ganha prêmio internacional

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

13 de dezembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A rádio Merman, uma estação liderada por mulheres na cidade afegã de Kandahar, recebeu o Prêmio 2020 de Impacto do grupo de liberdade de imprensa Repórteres Sem Fronteiras. As emissoras receberam elogios por seus programas sobre questões que afetam as mulheres afegãs.

Esta estação foi a primeira a transmitir em Kandahar com a missão de promover a causa das mulheres (“tritão” em Pashtu) no Afeganistão. Uma equipe de 15 mulheres, entre jornalistas, produtoras e técnicas, veicula diariamente programas com o objetivo de mudar a percepção pública de gênero, promovendo a eleição de mulheres para órgãos públicos e, junto com outras organizações, destacando a questão da violência de gênero. Também oferece treinamento em jornalismo voltado para mulheres. A emissora realiza suas atividades apesar das ameaças do Talibã, dos alertas dos serviços de segurança e dos ataques a seus jornalistas.

O Talibã restringiu severamente os direitos das mulheres quando governou o Afeganistão e, embora tenham prometido às mulheres seus direitos sob a lei islâmica, eles se recusaram a especificar o que isso significaria na prática.

Notícia Relacionada

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit