Esquerda vence eleição presidencial em El Salvador
16 de março de 2009
O jornalista militante de esquerda Mauricio Funes, do partido formado pela antiga guerrilha marxista FMLN (Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional), venceu as eleições presidenciais deste domingo (15) em El Salvador. Com essa vitória, Funes põe fim a quase 20 anos de hegemonia do partido conservador Arena (Aliança Republicana Nacionalista).
Rodrigo Avila, seu rival, reconheceu a derrota ainda no domingo, após mais de 90% das urnas apuradas, ao lado do atual presidente do país, Antonio Saca, e dos antecessores Alfredo Cristiani (1989-1994), Armando Calderón (1994-1999) e Francisco Flores (1999-2004), todos do Arena.
![]() |
|
![]() — Mauricio Funes
|
Funes discursou num hotel de San Salvador, ao lado da esposa Wanda Pignato, de origem brasileira e representante do Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil para a América Central.
A vitória da FMLN veio na quarta tentativa de conquistar o poder depois de 1992, quando a organização se transformou em um partido político ao fim de 12 anos de guerra civil.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
- Esquerdista acaba com 20 anos de hegemonia e vence eleição em El Salvador— Folha Online, 16 de março de 2009
- BBC Brasil. Ex-guerrilha vence eleições presidenciais em El Salvador— O Estado de São Paulo, 16 de março de 2009
- El Salvador: Mauricio Funes eleito presidente— Correio da Manhã, 16 de março de 2009
- Anahí Rama e Alberto Barrera. Jornalista leva esquerda ao poder em El Salvador— Reuters, 16 de março de 2009
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|