Espanha fornece sistemas de defesa aérea para Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

14 de outubro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Espanha enviará quatro sistemas de defesa aérea de médio alcance para a Ucrânia em resposta a um ataque de mísseis, disse o secretário-geral da Otan no dia 13.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse em uma entrevista coletiva realizada após uma reunião com os ministros da Defesa na sede da Otan em Bruxelas no mesmo dia.

Stoltenberg disse que os antigos mísseis terra-ar Hawk da Espanha complementariam os modernos sistemas de defesa aérea fornecidos pelos Estados Unidos, Alemanha e França.

"Quando nos unimos e pedimos que nossos aliados da Otan ajam, eles realmente fazem mais", disse ele. "Faz uma grande diferença".

O secretário de Defesa Lloyd Austin também agradeceu a decisão da Espanha de responder ao pedido da Ucrânia por sistemas adicionais de defesa aérea, dizendo que foi "uma resposta muito rápida".

Ele acrescentou que o resto dos aliados são incentivados a fornecer apoio adicional.

O sistema terra-ar Hawk de fabricação americana foi usado durante a Guerra Fria, mas desde então foi substituído pelo sistema Patriot mais moderno e não está mais em uso pelos militares dos EUA.

Fontes