Espanha: vulcão Cumbre Vieja obriga à evacuação de mais três localidades

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

25 de setembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Uma nova erupção ontem no vulcão Cumbre Vieja, que expele lava e lança cinzas no ar desde o domingo passado, levou à evacuação das localidades de Tajuya, Tacande de Baixo e Tacande de Cima. Além disto, devido às cinzas, as empresas aéreas Iberia, Binter e Canaryfly suspenderam todos os voos em La Palma.

María José Blanco, diretora do Instituto Geográfico Nacional das Canárias, explicou que após a nova erupção, que criou uma nova "boca", há alguns perigos imediatos a serem considerados: que uma fissura poderia ser criada entre o cume principal e alguns dos novos centros emissores de lava, que isto poderia desestabilizar o terreno e causar deslizamentos de terra e que a lava menos viscosa expelida pela nova "boca" pode "saltar obstáculos geográficos".

As cinzas do vulcão podem se espalhar pelo Sul da Europa (veja aqui) e levar ao cancelamento de voos também em outros países.

O vulcão

Antes desta, erupções históricas ocorreram em 1470, 1585, 1646, 1677, 1712, 1949 e 1971.

O vulcão encontra-se sob monitoramento constante pelo fato de haver falhas na estrutura da ilha que o sustenta, o que implica numa possível catástrofe, caso ocorra uma forte erupção, que poderia causar o colapso ou desmoronamento desta ilha no leito oceânico, provocar um super terremoto e a formação de um grande tsunami, que poderá atingir toda costa leste das Américas, a costa oeste da África e todo litoral da Europa Ocidental.

Referências

Notícias Relacionadas

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit