Espanha: governo das Ilhas Canárias declara alerta máximo devido aproximação do ciclone Hermine

Fonte: Wikinotícias

24 de setembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Hermine se dirige para norte e se aproximará das Ilhas Canárias

O Governo das Ilhas Canárias, Espanha, declarou ontem situação de Alerta Máximo de Chuvas no arquipélago devido à aproximação do ciclone Hermine, hoje à tarde classificado como uma tempestade tropical. O presidente das Canárias, Ángel Víctor Torres, apelou à "prudência" e à "autoproteção e máxima precaução" durante o fim-de-semana, face ao que, salientou, "podem ser as chuvas mais importantes dos últimos anos”. O aviso é válido pelo menos até segunda-feira.

Apesar das previsões indicarem que o ciclone não tocará terra nas Canárias, o fenómeno meteorológico causará chuvas significativas, que podem passar de 100mm em 12 horas e que tem potencial para inundações. Também há alertas para ventos fortes, que podem passar de 65km/h.

Hermine é o oitavo (8º) ciclone tropical a ser nomeado pelo NHC para a temporada de furacões deste ano no Atlântico Norte.

Serviços suspensos

Ante a declaração de alerta, o governo decidiu suspender as aulas na próxima segunda-feira e hoje o Ministério da Saúde das Canárias informou que as visitas a hospitais ficariam restritas em todas as ilhas para limitar ao máximo a mobilidade, como medida de segurança para toda a população.

"A partir de hoje até à próxima segunda-feira, as visitas familiares a doentes internados em hospitais estão limitadas apenas a quem necessite de acompanhamento 24 horas por decisão médica (como é o caso de doentes em cuidados paliativos, com doença avançada, portadores de cartão AA, grávidas e pós-parto) e menores, apenas com um acompanhante por paciente", diz o comunicado.

Notícias Relacionadas

Fontes