Erdogan vai à Ucrânia em tentativa de evitar conflito

Fonte: Wikinotícias

2 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan visita a Ucrânia na quinta-feira para mediar entre Kiev e Moscou em meio a crescentes tensões. Apesar de ter laços estreitos com os presidentes ucraniano e russo, analistas alertam que Erdogan enfrenta um desafio em várias frentes.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, espera acalmar as tensões à medida que a Rússia continua seu acúmulo militar perto da fronteira ucraniana. Asli Aydintasbas, membro sênior do Conselho Europeu, diz que Erdogan acredita que está em uma posição única para mediar.

“A Turquia quer desesperadamente ser o intermediário neste conflito: Erdogan querendo usar seu relacionamento com Zelensky, o líder ucraniano, o fato de a Turquia ser um país da OTAN, e Erdogan, o presidente turco, realmente se dá bem com Putin. Então, ele está se oferecendo para negociar”, disse ela.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou os esforços de mediação de Erdogan. Mas o professor de relações internacionais Mustafa Aydin, da Universidade Kadir Has, em Istambul, alerta que o líder turco está enfrentando um desafio difícil.

“A Turquia está em um bom lugar para mediar. Meu pessimismo vem da perspectiva russa. Não acho que a Rússia esteja procurando uma mediação entre ela mesma – a Rússia – e a Ucrânia. Eles estão procurando conversar com os Estados Unidos no nível mais alto, e não com a Ucrânia”, disse ele.

A vaga aceitação de Putin da oferta de Erdogan no mês passado para visitar a Turquia, dizendo que ele só visitaria quando a epidemia de COVID permitir, é vista por alguns analistas como uma indicação da relutância da Rússia em qualquer papel da medicação turca. Petro Burkovskiy, membro sênior da Fundação de Iniciativas Democráticas em Kiev, diz que a Ucrânia está ciente das limitações da Turquia como mediador, mas diz que Zelensky pode estar olhando para Erdogan como um facilitador.

“Não acho que a Turquia possa trazer muito para a mesa de negociações. No entanto, se Erdogan conseguir organizar um encontro pessoal entre Zelensky e Putin, Zelensky pode usar essa oportunidade internamente. Se essas conversas forem bem-sucedidas ou produtivas, será muito bom tanto para Zelensky quanto para o país. E se não obtiverem sucesso, ele pode dizer que esgotamos todas as variantes; então agora temos que fazer outra coisa”, disse ele.

Ancara se opõe fortemente à ocupação da Crimeia pela Rússia e tem apoiado Kiev em seu relacionamento tenso com Moscou. A Turquia também está vendendo drones armados para a Ucrânia, desafiando os protestos de Moscou.

Empresas turcas estão levando investidores para a Ucrânia e Erdogan deve assinar um acordo de livre comércio durante sua visita.

O analista Aydintasbas diz que tal postura funcionará bem com os parceiros ocidentais da Turquia.

“Ancara está vendo isso como uma oportunidade para melhorar as relações com a OTAN. As relações com Washington foram realmente altas e baixas e às vezes bastante tensas nos últimos anos. Então, a crise na Ucrânia é uma chance de polir as credenciais da Turquia como membro da OTAN”, disse ela.

Mas em um sinal do ato de equilíbrio que a Turquia está realizando, Ancara fez um gesto a Moscou na segunda-feira reiterando seu compromisso com a Convenção de Montreux, que restringe o acesso de navios de guerra ao Mar Negro, incluindo os da Otan. Com a Turquia dependente do gás russo e da cooperação na Síria, analistas alertam que Erdogan está ciente de que Moscou pode cobrar um preço alto pela Turquia.

Fontes