Equipe da WMF relata desafios na realização dos desejos comunitários

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

6 de janeiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Critérios
Tradução dos critérios para a priorização de um desejo comunitário (clique para ampliar)

A próxima edição da pesquisa de desejos comunitários realizada anualmente pela equipe da Fundação Wikimedia (WMF) inicia na próxima segunda-feira, dia 10 de janeiro. A pesquisa tem como objetivo ouvir os desejos de todos os projetos da Wikimedia (incluindo o Wikinotícias) para alterações ou criações de novas ferramentas de interface.

A página da pesquisa está disponível em diversos idiomas e sua última edição recebeu 268 propostas. Ao fim do período de escuta dos desejos, a comunidade é convidada a votar. Inicialmente, a equipe trabalhava nos dez mais votados, mas atualmente as propostas são selecionadas seguindo critérios de impacto e complexidade.

No entanto, nos últimos dias, alguns usuários estão pedindo o cancelamento da edição de 2022 alegando que os desejos anteriores não estão sendo realizados. “Por que fazer uma nova edição? Das dez propostas vencedoras de 2021, apenas uma foi concluída e duas estão em andamento. Isso deixa 7 para ser completadas… Então, acho difícil ver o sentido de mobilizar a comunidade mais uma vez, se é apenas para jogar fora seus desejos novamente”, escreveu um usuário na página de discussão.

“Gostaria de saber quantas pessoas estão realmente trabalhando com os desejos. Vocês escreveram na última atualização que 'em 2021, houve um atraso entre a votação e o momento em que poderíamos começar a trabalhar nos novos desejos'. Por que o atraso? Acho que vocês não tem gente suficiente da WMF trabalhando com esses desejos. Qual é a ideia de pedir desejos se você não tem pessoas suficientes para realizá-los?”, afirmou outro.

O Wikinotícias comparou as propostas mais queridas pela comunidade no anterior com as priorizadas pela equipe e verificou se elas foram ou não atendidas. Nós tivemos acesso a uma tabela Excel usada pela equipe, os dez desejos priorizados estão exibidos abaixo:

Até 2021, um cachorro usando um gorro de Natal era usado como símbolo da pesquisa
Lista de priorização 2021
Proposta Votos Impacto¹ Complexidade técnica² Complexidade de design³
1 Copiar e colar do diff 124 (3º) 3 1 1
2 Avisar quando linkar para páginas de desambiguação 134 (2º) 3 1 3
3 Tradução de predefinições 203 (1º) 2 2 4
4 Visualização em tempo real 119 (4º) 4 1 5
5 Adicionar opções de classificação nas páginas de categoria 117 (5º) 5 3 6
6 Robô bibliográfico para Wikidata 94 (14º) 2 1 2
7 (Des)deletar página de discussão associada 99 (11º) 4 1 2
8 Adicionar filtros ao histórico 101 (10º) 4 2 4
9 Semiproteção global das páginas de discussão do usuário 95 (13º) 4 2 3
10 Melhor tratamento das divisões de parágrafo no diff 101 (9º) 4 3 5
¹ Escala de 1 a 5, 5 representando o maior impacto estimado para projetos e número de usuários/leitores (quanto maior melhor)
² Escala de 1-3, 3 representando a maior complexidade técnica estimada (quanto menor melhor)
³ Escala de 1-6, 6 representando a maior complexidade estimada de design (quanto menor melhor)

Desejos não realizados: O desejo mais querido teve 203 votos favoráveis e ocupa o 3º lugar na tabela de priorização; seu objetivo é permitir a adaptação de predefinições ao traduzir conteúdos de outras wikis. As propostas que ocuparam do quinto até décimo lugar não foram atendidas também; o número total de votos favoráveis de cada desejo é: 117, 117, 110, 103, 101 e 101, respectivamente. Entre elas está a melhoria de gráficos, adicionar filtros nos históricos das páginas e etc.

Apesar de não estar entre os priorizado, a página da equipe afirma que estão trabalhando no desejo que ficou em 87º lugar com 34 votos a favor. O objetivo é fornecer conteúdo interativo de xadrez. “Ao contrário de outros sítios que permitem que os leitores vejam as peças se movendo no tabuleiro ou exibam automaticamente um jogo movimento a movimento, as wikis da WMF são limitadas a conteúdo estático ou conteúdo de vídeo/gif menos interativo”, diz a proposta.

O único desejo realizado pela equipe até o momento foi o terceira mais votado, o que permitiu que os usuários copiassem o texto exibido ao comparar uma edição com outra no histórico das páginas (diff).

Segundo Szymon Grabarczuk, “2020-2021 foi um período extraordinariamente lento para nós devido a mudanças de pessoal, a pandemia global [de COVID-19] e uma série de tarefas de manutenção que foram lançadas sobre nós”. Ele concluiu que, em torno de, quatro pedidos serão realizados: “Tendo em mente os limites de nossa capacidade, poderíamos escolher quatro e recusamos publicamente um. Manteremos esse método em 2022 também”.

Fontes

Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.