Enchentes no RS: dois novos ciclones provocarão mais tempo ruim

Fonte: Wikinotícias
Destruições em Muçum

11 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Dois novos ciclones extratropicais provocarão tempo ruim no Rio Grande do Sul (RS) esta semana pelo menos até quinta-feira à tarde. "O 'chove e para' no Sul do Brasil continua e (...)  há previsão de mais chuva e tempestades", apontou o portal Tempo - Meteored.

Um deles se forma hoje no mar a leste da Argentina e não se aproximará do Sul do Brasil, mas sua frente associada passará sobre o sudoeste e sul gaúchos, causando muitas chuvas entre hoje e amanhã. Cidades como Rio Grande e Pelotas podem ter as enchentes agravadas com as precipitações.

Já na quarta-feira uma área de baixa pressão (um ciclone que está se organizando) entrará pelo oeste, vinda do norte da Argentina e Paraguai, e atravessará parte do estado rumando para norte-nordeste, rumo à Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Este sistema, ao contrário do anterior, atingirá mais a metade norte do estado.

A parte central do estado, onde enchentes nos Vales do Rio Taquari e do Rio Pardo causaram o pior desastre natural da história gaúcha, não deve ser tão fortemente atingida, mas a Metsul alerta que isto não pode ser previsto com total confiança.

Chuvas para um mês

Os três episódios de chuva no RS, os do dia 1 a 4, 7 a 8 e o previsto para esta semana serão suficientes para um mês de precipitações em quase todo estado, já que em muitas regiões já choveu mais de 200mm na semana passada. "A estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia em Passo Fundo anotou o maior volume em 24 horas para o mês de setembro desde o começo das medições em 1913 com 164,4 mm até 9h do dia 4", reportou a Metsul.

Já o portal Climatempo apontou que "a chuva de setembro supera a média no Rio Grande do Sul em 8 dias", enfatizando que as médias no estado neste mês variam de 140 (Extremo Sul) a 220 (Planalto e Serra).

Notícias Relacionadas

Fontes