Empresário russo Andrey Muravyov é acusado de tentar influenciar eleições nos EUA

Fonte: Wikinotícias

15 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A promotoria federal do Distrito Sul de Nova York acusou o empresário russo Andrey Muravyov de financiamento ilegal de campanha nos Estados Unidos.

Segundo o procurador dos EUA Damian Williams, Muravyov, “um cidadão russo, tentou influenciar os resultados das eleições de 2018 doando um milhão de dólares a vários candidatos. Ele tentou corromper nosso sistema político para seu próprio negócio."

“O Distrito Sul de Nova York não permitirá interferência estrangeira em nossas eleições”, acrescentou o promotor.

Segundo a promotoria, Muravyov conspirou com os empresários americanos Lev Parnas, Igor Fruman e Andrei Kukushkin para fazer contribuições para os fundos eleitorais de políticos republicanos por meio deles. Os três últimos foram posteriormente condenados ou declarados culpados de várias acusações relacionadas ao caso.

Os documentos acusatórios alegam que em 2018 decidiram adquirir licenças para a produção e comércio legal de cannabis nos Estados Unidos. Contribuições para as campanhas eleitorais de vários políticos deveriam ajudá-los nisso.

Em setembro de 2018, ambos e seu quarto cúmplice David Correa se encontraram com Muravyov em Nevada. Após esta reunião, Parnassus e Fruman receberam dele um milhão de dólares em duas parcelas. Esses fundos, com o conhecimento de Muravyov, seriam doados a políticos de vários níveis na Flórida, Nevada e Texas. Muraviev também concordou em doar parte dos fundos para várias campanhas políticas em Nova York e Nova Jersey. Para esconder a origem estrangeira desse dinheiro, Muraviev transferiu fundos para as contas do irmão de Fruman, e doações a políticos foram feitas em nome de Fruman e Parnassus, cidadãos norte-americanos naturalizados.

Os documentos acusatórios não nomeiam os políticos que receberam os referidos fundos. Mas antes, a mídia americana, cobrindo os julgamentos no caso de Parnassus, Fruman e Kukushkin, citou entre eles o ex-procurador-geral de Nevada Adam Laxalt, que concorreu a governador, e Wesley Dunken, membro da Assembleia de Nevada, eleito para substituir Laxalt.

A lista também inclui o líder da minoria da Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, e o congressista do Texas, Pete Sessions. Outro destinatário desses fundos foi o atual governador da Flórida, Ron DeSantis.

Parnassus e Fruman também doaram US$ 325.000 para o comitê político America First Action, que fez campanha para Donald Trump.

Além disso, Parnassus e Fruman colaboraram com o advogado de Trump, Rudolph Giuliani, quando ele, durante a campanha eleitoral, coletou informações sobre Joe Biden na Ucrânia. Mais tarde, concordando em cooperar com a investigação, Parnas, em entrevista à CNN, contou como enviou uma mensagem em Kiev a uma pessoa de alto escalão da comitiva de Vladimir Zelensky que o presidente da Ucrânia “deve imediatamente, nas próximas 24 horas, anunciam que estão abrindo uma investigação contra Biden".

Acredita-se que Muravyov, 47, esteja na Rússia. Em um comunicado de imprensa do escritório do promotor federal, ele é chamado de "oligarca russo", embora na imprensa russa e ocidental Muravyov seja mais frequentemente caracterizado simplesmente como um empresário proeminente. Em 2011, sua fortuna foi estimada em US$ 280 milhões.

Natural de Kemerovo, Muravyov morou nos Estados Unidos de 1993 a 1998 e se formou na Universidade de San Francisco por correspondência. Atualmente lidera o fundo de investimento Parus Capital e é um dos principais investidores da plataforma de pagamentos online QIWI. Após a legalização da maconha, Muravyov, junto com seu sócio Andrei Kukushkin, começou a investir nesse negócio nos Estados Unidos.

Como disse o diretor assistente do FBI, Michael Driscoll, “o dinheiro que Muravyov supostamente trouxe para nosso sistema político foi direcionado a políticos cujas ações deveriam refletir positivamente em seus interesses comerciais. As acusações apresentadas hoje demonstram que processaremos agressivamente qualquer pessoa que tente influenciar ilegalmente nossas eleições”.

Se culpado, Andrei Muravyov pode pegar 5 anos de prisão.

Fontes