Emirados Árabes Unidos iniciam a construção de uma "cidade ecológica"

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

11 de fevereiro de 2008

Emirados Árabes Unidos iniciam a construção de uma "cidade ecológica"
Ninguém jamais construiu uma cidade livre de carbono. Nem uma que não produza lixo ou que seja completamente abastecida por energia renovável (...).
Emirados Árabes Unidos iniciam a construção de uma "cidade ecológica"

—Al Jaber, diretor-executivo de Masdar

Os Emirados Árabes Unidos iniciaram a construção de uma "cidade ecológica" chamada Masdar (مصدر, em árabe, "fonte" ou "origem"), localizada próxima ao aeroporto de Abu Dhabi. A cidade, será projetada para não ter emissões de carbono, carros ou lixo. Terá um custo de US$22 bilhões, levará oito para ser construída e comportará uma população de 50.000 habitantes e 1.500 estabelecimentos comerciais. O projeto coube à empresa britânica Foster and Partners.

A cidade terá um sistema elétrico próprio abastecido por duas fontes de energia renováveis utilizando aerogeradores e painéis solares. A água será fornecida através de uma usina de dessalinização e o sistema de ar condicionado será concebido naturalmente através de torres que captam o vento.

A imensa maioria do projeto será apoiado pela "Iniciativa Masdar", uma empresa criada para desenvolver e comercializar tecnologias de energia limpa. O projeto também tem o apoio da WWF.


Fontes