Embaixador nos EUA, Qin Gang, nomeado próximo ministro das Relações Exteriores da China
30 de dezembro de 2022
A mídia chinesa informou no dia 30 que o Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo da China nomeou o embaixador chinês nos Estados Unidos, Qin Gang Hyun, como o próximo ministro das Relações Exteriores.
Segundo relatos, o embaixador Qin Gang deve assumir o cargo de ministro das Relações Exteriores, após o mandato de Wang Yi terminar em março do próximo ano.
Qin Gang é conhecido por realizar comentários francos que expressam fortemente a posição da China enquanto atuava como porta-voz do Ministério das Relações Exteriores em duas ocasiões anteriores.
Mesmo após assumir o cargo de embaixador nos Estados Unidos, em julho do ano passado, ele chamou a atenção por comentários inusitados, como alertar para a possibilidade de um conflito armado entre Estados Unidos e China.
Enquanto isso, espera-se que o atual ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, assuma o cargo de chefe do Gabinete de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China, o cargo mais alto na autoridade de relações exteriores da China, sucedendo Yang Jiechi.
Fontes
- ((ko)) Redação. 친강 주미 중국대사, 차기 중국 외교부장에 임명 — Voz da América, 30 de dezembro de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |