Embaixada de Israel na Grécia é alvo de tiros

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

12 de dezembro de 2014

Um grupo de pessoas fez hoje (12) vários disparos contra a Embaixada de Israel em Atenas (capital da Grécia), mas não houve vítimas.

Segundo as primeiras informações divulgadas pela polícia, o ataque ocorreu de madrugada. Usando fuzis e dirigido motociclistas, o grupo atingiu a fachada e as paredes do edifício-sede da representação diplomática de Israel na Grécia. Os tiros foram disparados por um homem que estava na garupa de uma das motocicletas,

Os policiais encontraram 54 cartuchos de bala na área atacada, que foi interditada para que se procurem provas, já que as câmaras de vigilância próximo à embaixada podem servir para identificar os autores. Duas pessoas que estavam em outra moto são suspeitas de terem participado do ataque à representação diplomática, que fica perto de uma zona populosa e de classe alta no norte da capital grega.

Segundo a polícia anti-terrorista, os primeiros indícios apontam como responsável um grupo da extrema esquerda, suspeito de mais três ataques em Atenas.

O governo grego condenou a ação, considerando-a um “assalto terrorista à democracia e ao país”. A porta-voz do governo, Sophia Voultepsi, acrescentou que Atenas tomará "medidas decisivas" contra os grupos terroristas.

O ministro da Ordem Pública, Vassilis Kikilias, disse que as relações” entre a Grécia e Israel não foram afetadas pelo ataque à embaixada.

O ataque ocorre dois dias depois da morte de um funcionário palestino após confronto com militares israelenses na Cisjordânia. A política de Israel para a Cisjordânia e a Faixa de Gaza tem sido muito criticadas na Grécia, com frequentes manifestações de apoio aos palestinos.

Embaixadas e veículos diplomáticos na Grécia têm sido alvo de grupos extremistas nos últimos anos. A residência do embaixador alemão em Atenas foi atingida duas vezes por tiros no ano passado. Outro ataque ocorreu em 1999, mas ninguém ficou ferido.

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati