Em vídeo, tenente da Al Qaeda diz que Bush deve admitir sua derrota no Iraque
10 de janeiro de 2006
Num video difundido pela rede de notícias Al Jazeera, Ayman al-Zawahiri, considerado o segundo no comando da organização terrorista islâmica Al Qaeda, declarou como "um triunfo" a retirada parcial das tropas americanas do Iraque e exortou o Presidente George W. Bush a admitir sua derrota.
"O anúncio da retirada das tropas americanas é um indício do triunfo do Islã no Iraque. Hoje aplaudo a vitória muçulmana no Iraque. Já disse há menos de um ano, que a saída dos Estados Unidos do Iraque estava próxima. E Bush, em novembro passado, viu-se obrigado a anunciá-la, mas na ocasião não fixou uma data. Será que os agentes iraquianos, hipócritas e apóstatas, poderão resistir sozinhos?", foram as declarações, em tom calmo, do tenente de Osama bin Laden.
Mais tarde na gravação, Zawahiri mudou o timbre da voz e se dirigiu energicamente ao Presidente dos EUA: "Bush, deves reconhecer que foste derrotado no Iraque, Afeganistão e logo o será na Palestina com a ajuda da força de Deus".
Em 22 de dezembro passado, o secretário de Defesa dos EUA Donald Rumsfeld anunciou a redução do contingente das forças norte-americanas no Iraque, o que foi comemorado porZawahiri, que no vídeo ainda pediu solidariedade para as vítimas do terremoto de outubro passado no Paquistão e criticou as recentes eleições parlamentares no Egito.
Fontes
- Al-Qaida: Iraq withdrawal victory for Islam— Al Jazeera, 7 de enero de 2006 (hora de Qatar)
- El número dos de Al Qaeda instó a Bush a "admitir su derrota en Irak"— Clarín (Argentina), 6 de enero de 2006
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|