Eleições nos Estados Unidos em 2022: onda republicana não se confirma

Fonte: Wikinotícias

9 de novembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Ao contrário do que se esperava, que o Partido Republicano faria uma ampla maioria no Congresso dos Estados Unidos, a chamada "onda vermelha" não se concretizou, com o resultado das eleições de terça-feira mostrando equilíbrio entre republicanos e o Partido Democrata, do atual presidente Joe Biden. A onda "quebrou como marolinha", escreveu a BBC.

Com isto, o republicano Donald Trump, que pretendia contar com a "grande onda" para anunciar que concorreria à presidência novamente nas próximas eleições, sai enfraquecido. "Foi uma noite miserável para Donald Trump", opinou o portal Político.

Enquanto isto, Biden comemorou, dizendo que "foi um bom dia para a Democracia" e disse que pode anunciar se será candidato à reeleição ano que vem. Ele tem 80 anos e disse que a decisão não é só sua, mas também de sua família.

Os novos eleitos

Nesta eleição, todos os 435 membros da Câmara dos Deputados com mandatos de dois anos e 35 dos 100 senadores com mandatos de seis anos foram eleitos, nas chamada "eleições de meio mandato". Além disso, 36 estados, incluindo o Arizona e a Geórgia, realizaram eleições para governador.

As eleições de terça são consideradas um termômetro para as próximas eleições, no final de 2024, e mostram um equilíbrio entre os dois partidos, com os republicanos tendo apenas uma leve tendência de ocupar alguns assentos a mais na política do país.

Fontes