Eixo da terra deslocado por sismo do Chile
3 de março de 2010
De acordo com um estudo publicado pelo Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA, o sismo do Chile, de magnitude 8,8 na escala de Richter terá provocado um deslocamento de cerca de 8 centímetros no eixo da terra, tornando os dias mais curtos em cerca de 1,26 milionésimos de segundo.
A conclusão foi obtida através de um modelo informático, desenvolvido no laboratório da NASA, e de acordo com a mesma fonte estas alterações não são inéditas, acontecendo quando ocorrem grandes deslocações de massa no planeta, fazendo com que a Terra gire mais rapidamente, uma vez que parte da massa do planeta aproxima-se do eixo do globo. Parte da massa da Terra foi redistribuído na vertical, o que causou a alteração no eixo sobre o qual a massa da Terra é equilibrada.
No passado, o terremoto de magnitude 9,1 em 2004 que gerou o tsunami no Oceano Índico, encurtou a duração dos dias de 6,8 microssegundos, podendo também verificar-se um aumento dos dias, por exemplo, se o reservatório de Três Gargantas, na China foram preenchidos, seriam aprisionados 40 quilómetros cúbicos de água, que provocariam um deslocamento da massa, aumentando o dia em 0,06 microssegundos.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Alan Buis. Chilean Quake May Have Shortened Earth Days — .nasa.gov, 3 de março de 2010.
publico.pt. Sismo do Chile desviou o eixo da Terra — publico.pt, 3 de março de 2010.
- diariodigital.sapo.pt. Chile: Sismo deviou eixo da Terra e tornou dias mais curtos — diariodigital.sapo.pt, 3 de março de 2010.
- estadao.com.br. Tremor mudou eixo da Terra — estadao.com.br, 3 de março de 2010.
- cnn.com. Chile quake may have tipped Earth's axis — cnn.com, 3 de março de 2010.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|