EUA se juntam à França e Itália na evacuação de cidadãos do Níger

Fonte: Wikinotícias

3 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Chefes militares da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) chegaram quarta-feira à capital nigeriana, Abuja, para dois dias de reuniões para discutir o golpe da semana passada no Níger. Enquanto isso, os Estados Unidos se juntaram a vários países europeus na evacuação de seus cidadãos.

A CEDEAO disse em um breve comunicado que o Comitê de Chefes do Estado-Maior de Defesa discutiria a "situação política na República do Níger" em suas reuniões até sexta-feira. A CEDEAO estabeleceu um prazo até domingo para o retorno do presidente Mohamed Bazoum ao poder. Caso contrário, considerará o uso da força.

"A opção militar é a última opção sobre a mesa, o último recurso, mas temos que nos preparar para a eventualidade", disse Abdel-Fatau Musah, comissário da CEDEAO para assuntos políticos, paz e segurança.

"Há uma necessidade de demonstrar que não podemos apenas latir, mas também morder", disse ele a repórteres na quarta-feira em Abuja.

A CEDEAO também enviou uma delegação na quarta-feira à capital do Níger, Niamey, para conversas com membros da junta.

O general Abdourahamane Tchiani, que se declarou o novo chefe de Estado, disse em um discurso televisionado que a junta "rejeita totalmente as sanções e se recusa a ceder a quaisquer ameaças, venham elas de onde vierem. Recusamos qualquer interferência nos assuntos internos do Níger."

Enquanto isso, o Departamento de Estado dos EUA disse na quarta-feira que está ordenando a "saída temporária de funcionários não emergenciais do governo dos EUA e membros elegíveis da família da Embaixada dos EUA em Niamey". O departamento também elevou seu alerta de viagem para o nível 4 (não viaje) para o Níger.

O Ministério das Relações Exteriores e Militar da França continuou na quarta-feira a evacuar pessoas do Níger. O Ministério das Relações Exteriores disse que cerca de 1.000 pessoas deixaram o Níger em quatro voos. Os evacuados incluíam cidadãos franceses, além de pessoas do Níger, Portugal, Bélgica, Etiópia, Líbano, Alemanha, Canadá, Índia, Áustria e Estados Unidos.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, compartilhou uma foto de um avião da força aérea italiana que, segundo ele, pousou na quarta-feira com italianos que deixaram o Níger. A Espanha também disse que planejava um voo de evacuação para seus cidadãos.

Líderes militares colocaram Bazoum em prisão domiciliar em 26 de julho e nomearam Tchiani, comandante da guarda presidencial, como seu novo líder na segunda-feira. Os líderes do golpe disseram que estavam agindo em resposta ao que descreveram como uma piora na situação de segurança e a falta de ação do governo contra os jihadistas.

Notícias relacionadas

Fontes