EUA sancionam três autoridades judiciais da Nicarágua

Fonte: Wikinotícias

20 de abril de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos sancionou nesta quarta-feira três funcionários judiciais nicaraguenses acusados ​​de envolvimento "em abusos de direitos humanos cometidos pelo regime do presidente Daniel Ortega".

São os magistrados Ernesto Leonel Rodríguez Mejía, Octavio Ernesto Rothschuh Andino e a juíza Nadia Camila Tardencilla Rodríguez.

De acordo com o Tesouro dos EUA, em 10 de fevereiro de 2023, o juiz Rothschuh Andino anunciou a decisão do tribunal de deportar 222 nicaraguenses, declarando-os traidores da pátria. Esses foram recebidos por Washington sob liberdade condicional humanitária por dois anos.

Já o magistrado Ernesto Rodríguez, em 15 de fevereiro de 2023, anunciou a decisão do tribunal de retirar a nacionalidade de outros 94 cidadãos nicaraguenses, declarando-os traidores. Os indivíduos desnacionalizados incluíam jornalistas, defensores dos direitos humanos e membros do clero.

A juíza Camila Tardencilla emitiu uma ordem judicial em 10 de fevereiro de 2023 que privou o bispo católico Rolando José Álvarez de sua cidadania nicaraguense e o condenou por traição, atentando contra a integridade e a autoridade nacional, obstrução agravada e divulgação de notícias falsas.

Os envolvidos nas sanções não se pronunciaram sobre o assunto até o momento.

Fontes