Saltar para o conteúdo

EUA pedem à Europa que acabe com a dependência energética da Rússia

Fonte: Wikinotícias
Geoffrey R. Pyatt, Secretário de Estado Adjunto para Recursos Energéticos

18 de dezembro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A administração do presidente dos EUA, Joe Biden, planeja nas últimas semanas “continuar a apertar o laço” em torno das principais exportações de energia da Rússia com novas sanções para privar Moscou de receitas para sua guerra contra a Ucrânia, de acordo com o secretário de Estado adjunto Geoffrey Pyatt.

Nas últimas duas semanas, Pyatt viajou pela Europa e pela Ásia para discutir a segurança energética com os aliados e o grupo de resiliência energética G7 + Ucrânia.

Numa entrevista com Oksana Bedratenko, da VOA ucraniana, Pyatt disse que a Europa deveria aproveitar a expiração, em 31 de Dezembro, de um contrato de trânsito de gás entre a Ucrânia e a Rússia para acabar decisivamente com a sua dependência da energia russa.

Ele disse estar encorajado pelo facto de a Europa ver o gás natural liquefeito (GNL) americano como parte da sua solução energética, observando que os países da Europa e até mesmo o Japão - que importa 10% do seu gás da Rússia - compreendem a necessidade de encontrar fornecedores de energia alternativos.