EUA oferecem 200 milhões de dólares para combater a fome

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

25 de abril de 2008

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

No último dia 14 de abril, o Presidente George W. Bush ordenou a activação de um fundo de ajuda alimentar de emergência no valor de 200 milhões de dólares destinado a vários países, incluindo aqueles da África, o Haiti, o Egipto e as Filipinas.

Num comunicado tornado público pela Casa Branca afirma-se que "a ajuda adicional se destina a aliviar o impacto da drástica subida dos preços dos produtos alimentares e da sua consequente falta no mercado, o que tem provocado distúrbios de rua em alguns países".

A porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, disse que Bush está muito preocupado e que ordenou ao seu governo para estudar que outras medidas poderão ser tomadas.

Alguns dos principais produtores mundiais de arroz, incluindo a China, a Índia e o Vietnã, reduziram as suas exportações para fazer frente às necessidades internas.

Os EUA tinham já prometido fornecer às Filipinas a quantidade de arroz necessária para fazer face às suas necessidades.

O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, tinha advertido domingo (13) que o aumento súbito dos preços dos produtos alimentares poderá agravar o estado de pobreza de cem milhões de pessoas.

Fontes