EUA oferecem 200 milhões de dólares para combater a fome
25 de abril de 2008
No último dia 14 de abril, o Presidente George W. Bush ordenou a activação de um fundo de ajuda alimentar de emergência no valor de 200 milhões de dólares destinado a vários países, incluindo aqueles da África, o Haiti, o Egipto e as Filipinas.
Num comunicado tornado público pela Casa Branca afirma-se que "a ajuda adicional se destina a aliviar o impacto da drástica subida dos preços dos produtos alimentares e da sua consequente falta no mercado, o que tem provocado distúrbios de rua em alguns países".
A porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, disse que Bush está muito preocupado e que ordenou ao seu governo para estudar que outras medidas poderão ser tomadas.
Alguns dos principais produtores mundiais de arroz, incluindo a China, a Índia e o Vietnã, reduziram as suas exportações para fazer frente às necessidades internas.
Os EUA tinham já prometido fornecer às Filipinas a quantidade de arroz necessária para fazer face às suas necessidades.
O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, tinha advertido domingo (13) que o aumento súbito dos preços dos produtos alimentares poderá agravar o estado de pobreza de cem milhões de pessoas.
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Fontes
- Filipe Vieira. Combate à Fome: EUA Fornecem 200 Milhões de Dólares [inativa] — VOA, 15 de abril de 2008. Página visitada em 25 de abril de 2008
. Arquivada em 22 de abril de 2008
- Bush approves £100m food crisis aid — The Press Association, 14 de abril de 2008
- White House releases 200 million in food crisis aid — AFP, 14 de abril de 2008
Esta página está arquivada e não é mais editável. |