EUA iniciam novo programa que permite aos estadunidenses patrocinar refugiados

Fonte: Wikinotícias

20 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os estadunidenses poderão ajudar os refugiados a se ajustarem à vida nos Estados Unidos por meio de um novo programa lançado pelo Departamento de Estado.

O anúncio desta quinta-feira do programa chamado Welcome Corps, faz parte do plano do governo Joe Biden para lidar com a chegada de migrantes. A iniciativa pretende recrutar 10.000 estadunidenses que podem ajudar 5.000 refugiados no primeiro ano do programa.

“Aproveitando a boa vontade das comunidades americanas, o Welcome Corps expandirá a capacidade de nosso país de receber calorosamente um número maior de refugiados”, segundo o anúncio.

O Departamento de Estado já trabalhou com grupos de ajuda especializados em questões de refugiados para ajudar pessoas de todo o mundo quando chegam ao país.

Os interessados ​​se candidatarão a patrocinar refugiados para se estabelecerem nos Estados Unidos por conta própria e serão responsáveis ​​por levantar recursos próprios para ajudá-los durante os primeiros 90 dias no país. A assistência incluirá tudo, desde encontrar um lugar para morar até matricular as crianças nas escolas.

A nova medida será desenvolvida em duas fases, segundo o Departamento de Estado. Na primeira fase, patrocinadores individuais serão combinados com refugiados já aprovados. Isso começará no primeiro semestre de 2023.

Na segunda fase do programa, patrocinadores privados poderão identificar refugiados no exterior que gostariam de ajudar, encaminhar essas pessoas para o Programa de Assistência a Refugiados e auxiliá-los quando chegarem aos Estados Unidos.

O presidente Joe Biden anunciou em 2021 uma ordem executiva para restaurar o programa de refugiados.

Fontes