EUA e Cuba retomam negociações sobre segurança em Havana

Fonte: Wikinotícias

20 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Representantes dos governos dos Estados Unidos e de Cuba retomaram as conversas sobre segurança durante uma visita oficial a Havana, entre quarta e quinta-feira, informou o Departamento de Estado.

"Esse tipo de diálogo aumenta a segurança nacional dos Estados Unidos por meio de uma melhor coordenação na aplicação das leis, o que permite aos Estados Unidos proteger melhor seus cidadãos e levar os criminosos transnacionais à justiça", disse o ministério na quinta-feira.

O governo dos EUA, no entanto, enfatizou que essas conversas "não têm impacto" na posição do governo Biden sobre "questões críticas de direitos humanos" em Cuba.

Representantes dos Departamentos de Estado, Justiça e Segurança Interna lideraram o diálogo em nome de Washington. Entre os temas abordados estavam o combate ao crime cibernético, ameaças terroristas e tráfico de drogas.

O ex-presidente Donald Trump colocou Cuba na lista negra dos Estados Unidos de patrocinadores do terrorismo pouco antes de seu mandato terminar, e o governo Biden está revisando a disposição desde que ele assumiu o cargo em janeiro de 2021.

Biden começou a reverter algumas das políticas de Trump, mas manteve outras, insistindo que o governo cubano melhore seu histórico de direitos humanos.

Este encontro bilateral foi o primeiro do género desde que, em 2018, durante a presidência de Donald Trump, foi suspenso o diálogo sobre a aplicação das leis, iniciado em 2015 durante o mandato do ex-presidente Barack Obama.

Fontes