EUA anunciam venda de caças F-16 para Turquia

Fonte: Wikinotícias

11 de julho de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos confirmaram a venda de caças F-16 para a Turquia, anunciou o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, no dia 11.

O assistente Sullivan disse a repórteres no local da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Vilnius, capital da Lituânia, que o presidente Joe Biden "deixou claro que apoia a transferência" do caça F-16 para Turquia.

“O presidente Biden tem uma ideia para prosseguir com a realocação”, ele confirmou repetidamente. No entanto, o momento não foi especificamente mencionado.

Em meio a isso, o presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA, Bob Menendez, disse que estava conversando com o governo no dia anterior (10) e que decidiria na próxima semana se suspenderia a venda do caça F-16 para a Turquia.

A mudança ocorre depois que o presidente Recep Tayyip Erdoğan retirou sua oposição à adesão da Suécia à OTAN no mesmo dia (10).

A Turquia solicitou aos Estados Unidos a compra de 40 F-16 no valor de US$ 20 bilhões em outubro de 2021 e kits para modernizar os caças existentes, mas o Congresso reteve a aprovação. O Congresso apresentou disputas territoriais, como a razão do impedimento.

A venda de armas nos Estados Unidos passa pelo processo de obtenção da aprovação do Pentágono e do Departamento de Estado e, em seguida, da aprovação do Congresso.

Fontes