EUA anuncia munição de urânio empobrecido para Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

7 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Rússia criticou um novo pacote de ajuda dos EUA à Ucrânia que inclui munições para tanques com urânio empobrecido, dizendo que a decisão de enviar essas munições “é um sinal claro de desumanidade”.

A embaixada da Rússia em Washington disse no Telegram na quarta-feira que os Estados Unidos estão “transferindo deliberadamente armas com efeitos indiscriminados” e que estão plenamente conscientes das potenciais consequências da munição para a saúde e a segurança.

O porta-voz do Pentágono, tenente-coronel do Corpo de Fuzileiros Navais Garron Garn, defendeu o uso das munições em uma declaração à Associated Press em março, dizendo que os militares dos EUA "adquiriram, armazenaram e usaram cartuchos de urânio empobrecido por várias décadas."

O Gabinete das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento afirma que o urânio empobrecido é o principal subproduto do enriquecimento de urânio e que, devido à sua elevada densidade, é utilizado para penetrar em blindagens de tanques convencionais.

Diversos críticos consideram que o urânio empobrecido pode causar câncer e má formação. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou que múltiplas avaliações de áreas onde foram utilizadas munições "indicaram que a existência de resíduos de urânio empobrecido dispersos no ambiente não representa um risco radiológico".

Fontes

‎‎