EUA acusam a Rússia de realizar esforços para espalhar desinformação na América Latina

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

8 de novembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governo dos Estados Unidos emitiu um alerta formal na terça-feira sobre os esforços russos para financiar uma campanha de desinformação em toda a América Latina, destinada a “explorar” a “abertura do ambiente de informação e mídia” na região.

“O objetivo final do Kremlin parece ser lavar a sua propaganda e desinformação através dos meios de comunicação locais de uma forma que pareça orgânica para o público latino-americano e que mina o apoio à Ucrânia, ao mesmo tempo que propaga políticas anti-EUA”, afirmou o Departamento de Estado num comunicado.

Três entidades identificadas pelo Estado como Agência de Design Social, o Instituto para o Desenvolvimento e Estrutura da Internet, seriam responsáveis ​​por “coordenar” o desenvolvimento de “uma campanha de manipulação de informação dirigida à América Latina que visa promover os interesses da Rússia”.

Os esforços são feitos especialmente na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, México, Venezuela, Brasil, Equador, Panamá, Paraguai e Peru.

Fontes