EUA: não há sinais de progresso nas negociações entre Rússia e Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

29 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos não viram muitos sinais de que as negociações entre a Rússia e a Ucrânia estão "dando frutos", já que a crise entra em seu terceiro mês, disse Derek Chollet, conselheiro do Departamento de Estado.

“Os russos não parecem dispostos a negociar de maneira particularmente consistente”, disse Chollet.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, esteve na Ucrânia nesta quinta-feira após uma escala em Moscou, onde se encontrou com o presidente Vladimir Putin por quase duas horas.

Chollet disse que o secretário de Estado, Antony Blinken, conversou com Guterres antes de sua viagem a Moscou e Kiev, e que os Estados Unidos esperam ouvir do secretário-geral se há um caminho para a paz.

No Congresso, um projeto de lei que examina o apoio da China à invasão da Ucrânia pela Rússia foi aprovado na Câmara dos Deputados na quarta-feira. A chamada Lei de Avaliação de Subversão e Interferência de Xi pode exigir relatórios do Departamento de Estado.

Os EUA não viram que a China ajudou a Rússia com armas e suprimentos, mas estão observando de perto, dizem algumas autoridades.

“A China pagará um preço se for vista como ajudando a Rússia, seja com assistência direta, particularmente assistência militar, ou na evasão de sanções”, disse Chollet.

Ele alertou que o “espaço de cooperação” entre os EUA e a China está “diminuindo”, precisamente quando Blinken deve produzir um relatório sobre isso nos “próximos dias.”

Fontes